A Verallia é uma marca que reúne as atividades de embalagem alimentares em vidro – garrafas e boiões. A Verallia é um ator considerável internacional no seu mercado, concebe e fabrica embalagens em vidro respeitando o meio ambiente, recicláveis até ao infinito e que valorizam os conteúdos preservando a qualidade alimentar e o bem-estar dos consumidores.
A Verallia também tem ao dispor serviços de criação à medida e decorações no vidro.
Entre criatividade e autenticidade, o vidro reúne o belo e o usual: soube criar, ao longo dos tempos, uma ligação emocional única com o consumidor. Uma ligação reiterada, hoje em dia, na cadeia de reciclagem com fortes vantagens ecológicas.
Em Portugal, a Verallia é líder de mercado nacional. A empresa situa-se na Figueira da Foz, contando com uma unidade industrial composta por 2 fornos, tecnologia de ponta e um centro de inovação.
Cada candidato poderá imaginar uma garrafa ou um boião em vidro, explorando ao máximo as possibilidades de criação que oferece este material.
Tema:
“Mobilidade”: os candidatos terão que propor projetos que possam responder às necessidades e características de uma vida quotidiana “agitada” para diversos elementos de uma família, não esquecendo a capacidade produtiva da indústria vidreira. Atualmente, devido à situação económica e política do país, as pessoas são mais nómadas, mais dificilmente se prendem muitos anos a um trabalho, a uma cidade, a uma casa, entre outros. As exigências do dia-a-dia são maiores, o ritmo mais acelerado e, por vezes, as refeições rápidas e práticas fora e dentro de casa são frequentes.
Para apresentar um projeto inovador, os candidatos terão que se familiarizar com a essência e potencialidades do material e do processo vidreiro. Os candidatos terão, igualmente que orientar os projetos em função do público-alvo e terem em consideração as questões económicas relacionadas com o lançamento de uma garrafa ou de um boião em vidro.
As categorias em que cada candidato poderá concorrer são as seguintes: vinhos, cervejas, espumantes, aguardentes e licores, azeites, águas, sumos e refrigerantes, boiões e frascos.
O concurso está aberto aos alunos inscritos no ensino superior, no ano letivo 2015/2016 (Portugal Continental e Ilhas) em escolas de design, artes ou entidades com uma opção de packaging.
A apresentação do projeto poderá ser feita por um aluno ou por uma equipa composta no máximo de três alunos, podendo existir diversificação no seio da equipa relativamente ao curso, ao ano do curso frequentado e à instituição de ensino. De facto, nesta 3ª Edição do Concurso de Design & Criatividade, as equipas podem ser formadas por alunos matriculados em estabelecimentos de ensino diferentes.
As inscrições deverão ser submetidas online através da página de Internet dedicada ao concurso.
A data limite das inscrições e submissão dos projetos é: Sexta-feira 22 de abril de 2016 às 18h00.
O candidato apenas poderá concorrer uma vez e, como tal, poderá apresentar um único projeto.
Todos os elementos submetidos online (dossier sintético, dossier completo, fotografias, imagens) não podem ter identificação do seu autor. Deste modo, não poderá constar em nenhum documento o nome do aluno (ou alunos caso seja um projeto realizado em grupo), localização, nem identificação da instituição de ensino. Apenas deverão constar informações acerca do projeto.
Caso haja algum tipo de identificação do aluno (nome, localização, instituição de ensino), o projeto será automaticamente excluído.
Cada projeto final será composto por três componentes:
1. Um dossier sintético de duas páginas em formato PDF (frente e verso) apresentando as principais informações acerca do projeto:
O peso deste documento não deverá ultrapassar os 4Mb.
2. O dossier completo
Cada dossier deverá apresentar uma garrafa ou um boião em vidro dedicado à temática da “Mobilidade”. Cada dossier completo deverá obrigatoriamente ter, no mínimo, um visual (desenho), ou PDF 3D, ou plano técnico do projecto acompanhados de um relatório referindo todos os seguintes pontos:
De uma forma geral, toda a informação susceptível de esclarecer o júri acerca do projeto.
O peso deste documento não deverá ultrapassar os 15Mb.
3. Fotografias
Cada dossier deverá ser acompanhado de, no máximo 5 fotografias ou imagens com 2 MB cada (no máximo).
Uma destas fotografias (ou imagem) deverá, obrigatoriamente, ter o fundo totalmente branco e representar apenas o produto (garrafa ou boião), não podendo aparecer um cenário (cozinha, sala, restaurante, mãos, pessoas, entre outros)..
A ter em atenção:
A comissão organizadora do concurso é responsável pela transferência e conservação dos trabalhos, da eventual exposição das obras e da organização da entrega dos prémios.
A composição da equipa de jurados do concurso reflete a dimensão adotada pelo concurso.
A equipa de jurados será composta por:
A equipa de jurados poderá, eventualmente, ter mais uns membros adicionais, tendo em consideração a experiência profissional na área do design e/ou packaging.
Abertura das inscrições: 24 de setembro de 2015 Encerramento das inscrições: 22 de abril de 2016 às 18h00 Encerramento da receção dos projetos: 22 de abril de 2016 às 18h00 Entrega dos prémios: 09 de junho de 2016 das 15h00 às 17h00 (no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz).
Entre 02 de maio de 2016 e 31 de maio de 2016 será feita, online, a votação por parte dos jurados.
Em caso de empate entre projetos, a equipa de jurados reunirá para debater a classificação final dos projetos em causa.
Os projetos apresentados serão avaliados através dos seguintes critérios (lista indicativa):
a. Novas perspectivas para o vidro em termos criativos. O projeto permite ao vidro conquistar novos mercados acrescentando valor para os eventuais novos consumidores, respeitando o tema proposto da “Mobilidade”?; b. Avaliação pelo júri da concretização industrial do projeto; c. Carácter inovador do design/do conceito; d. Valorização estética do material (o vidro) e realce do produto (garrafa ou boião/frasco); e. Potencial do projeto em criar volume de vendas; f. Qualidade do dossier (dossier completo, relatório, resumo em português e em inglês, explicações, visão global do projeto e fotografias/imagens);
A participação no concurso conduz ao acordo do participante para a difusão das suas criações, do seu nome e das informações fornecidas.
Os participantes autorizam a organização do concurso a utilizar os seus nomes e projetos para fins publicitários, de promoção ou de uma campanha de comunicação nacional e/ou internacional (exemplo: divulgação da 1ª Edição e 2ª Edição do Concurso de Design & Criatividade).
Os candidatos responsabilizam-se pela não divulgação das informações indicadas como confidenciais, e mesmo após o final do concurso independentemente da causa. As obrigações de confidencialidade deverão ser cumpridas até ao final do concurso e até à data em que toda a informação esteja no domínio público. Os candidatos não poderão transmitir informação à comunicação social, esta tarefa é da responsabilidade da organização.
No entanto, a comunicação no seio do estabelecimento de ensino é permitida, dentro do quadro pedagógico, e com a devida responsabilidade de não passar informação para o exterior sem a devida autorização da organização do concurso.
Os candidatos cujos projetos serão recompensados e premiados deverão manter o trabalho confidencial e apenas o poderão comunicar/apresentar com a devida autorização da Verallia Portugal.
O primeiro prémio: 2.000,00€.
O segundo prémio: 1.500,00€.
O terceiro prémio: 1.000,00€.
O quarto prémio: um estágio de dois meses na Verallia Portugal.
O quinto prémio: um estágio de um mês na Verallia Portugal.
Serão igualmente atribuídas 5 Menções Honrosas.
Cada prémio corresponde a uma recompensa por projeto.
As escolas/instituições de ensino não podem, em nenhuma situação, ficar com uma percentagem do prémio financeiro (e/ou não financeiro) do aluno ou grupo de alunos. O prémio financeiro recebido pelo aluno (ou grupos de alunos) será a sua inteira responsabilidade.
A ter em atenção:
A entrega dos prémios está a cargo da organização do concurso e está agendada para quinta-feira, 09 de junho de 2016 das 15h00 às 17h00, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE).
Em conformidade com o Regulamento do Concurso, os participantes recompensados ou não, ficam titulares dos Direitos de Propriedade Intelectual que detêm nas suas criações realizadas no âmbito do concurso.
No entanto, a Verallia Portugal poderá estar interessada na aquisição dos direitos patrimoniais de autor detidos pelos participantes sob as suas criações realizadas no âmbito do concurso que sejam elas premiadas ou não premiadas.
Neste caso, a Verallia Portugal entrará em contacto com os participantes em questão para discutir, de boa-fé, as condições de uma cessão dos direitos patrimoniais de autor.
A Verallia Portugal pretende indicar as condições que se irão aplicar a uma eventual cessão de direitos:
a. A participação neste concurso implica a aceitação, por parte dos candidatos e dos seus respectivos estabelecimentos de ensino, de todo o Regulamento deste Concurso.
b. A organização do concurso reserva-se o direito de reduzir, prorrogar, modificar ou cancelar o presente concurso se as circunstâncias assim o exigirem.
c. Os candidatos, bem como os respectivos docentes poderão, sob a reserva de um agendamento prévio com a organização do concurso, visitar as instalações e unidade fabril da Verallia Portugal localizadas na Figueira da Foz, de maneira a existir uma familiarização com o material (o vidro) e todo o processo de produção.